Enchantments - Prose and Poetry

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Sobre os Ataques de Tubarões em Pernambuco


A televisão apresenta rotineiramente notícias a respeito dos ataques de tubarões nas praias pernambucanas. Isso já se tornou algo “normal” na imprensa brasileira. Mas a questão é que isso não ocorre por puro interesse midiático. O problema é sério e antigo, o primeiro ataque ocorreu há vinte anos e até hoje não foi encontrada uma solução definitiva para essa questão. Os poderes públicos municipais e estaduais respondem com ações paliativas, que surtem pouco efeito prático. Uma dessas ações é o barco que captura tubarões ao longo da orla da região metropolitana do Recife.

Usando um pouco do meu conhecimento técnico, acredito que a melhor solução seria a instalação de uma rede de aço inoxidável ao longo de toda a região, isso impediria o acesso de peixes de grande porte às praias utilizadas pelos banhistas, incluindo os tubarões. E, assim, o mar seria dividido em duas partes: a área segura e a área não segura. Essa rede seria sinalizada com boias que teriam cores fortes como, por exemplo, a cor vermelha ou amarela, ou então com lâmpadas de emergência impermeáveis e sustentáveis. Além disso, poderiam ser instaladas câmeras de filmagem à prova d’água na estrutura da rede, a fim de que seja possível a observação do comportamento desses peixes ao longo da orla.

Nesse sentido, ocorreria, ao mesmo tempo, um processo de proteção dos banhistas e também da promoção do estudo cientifico, e acadêmico, do comportamento desses peixes. Dessa forma, possivelmente cessariam as notícias tão tristes acerca de ataques de tubarões nessa região e, o mais importante, várias vidas humanas seriam preservadas. Pois acredito que o ser humano deve ser colocado sempre em primeiro plano em relação aos outros seres vivos, numa escala de hierarquia biológica e intelectual. E os poderes públicos precisam responder de uma forma mais eficaz aos anseios de uma maior segurança marítima da população pernambucana, e também dos turistas brasileiros e estrangeiros.

*Texto de minha autoria, originalmente publicado no Recanto das Letras.
 

Um comentário:

  1. Bom dia, querido Fábio.

    É fato que providências devem ser tomadas,
    as mais competentes e precisas.
    Mas a meu ver, são os humanos (racionais), que invadem o habitat deles,
    (sem as devidas restrições). Deus fez tudo perfeito, e deu aos homens a
    capacidade (poder sobre todos os animais); Separou-os, ainda: deixando-os
    devidamente organizados e harmonizados. Não há, nenhum ser vivo, lógico, mais importante que o homem, (feito à imagem e semelhança de Deus)! Porem, a ele cabe a responsabilidade de harmonizar e respeitar a natureza componente e necessária à sua própria manutenção. ECO-SISTEMA! BIODIVERSIDADE! Tudo isso é de responsabilidade de cada um de nós. Os homens com sua ambição desmedida! Têm devastado a NATUREZA! Trocando-a por pedras e asfaltos! " Não foram os animais que invadiram o nosso habitat! OS HOMENS SIM! É QUEM O FIZERAM "INVADIRAM O HABITAT DELES": Tubarões nas prais; garças a esmo; serpentes nas cidades; macacos nas residências; e etc. Tudo isso é consequência das ações dos homens! O progresso ambicioso! A fome de poder! O desrespeito às leis de Deus! Levam os homens a atitudes incoerentes! covardes! irresponsáveis! e sei lá mais o que!!! Este é o meu ponto de vista.

    ResponderExcluir